CAMPO DE FUTSAL:
1 - Linha de meio campo
2 - Linha lateral
3 - Linha de baliza
4 – Círculo central
5 – Área de círculo de canto
6 – Área de grande penalidade
7 – Marca grande penalidade
8 – 2ª marca grande penalidade
9 - Zona de substituição
1 - Linha de meio campo
2 - Linha lateral
3 - Linha de baliza
4 – Círculo central
5 – Área de círculo de canto
6 – Área de grande penalidade
7 – Marca grande penalidade
8 – 2ª marca grande penalidade
9 - Zona de substituição
POSIÇÃO DOS JOGADORES:
Guarda Redes (GR) - é o jogador mais recuado e responsável por defender a baliza. Sendo a grande área o limite para usar os braços e as mãos para jogar a bola.
Fixo - é o jogador encarregue da marcação direta do pivot adversário. Encontra-se, normalmente, à frente do GR. Aparece, com regularidade, envolvido nas ações ofensivas da equipa.
Ala Direita e Ala Esquerda - os alas são os principais responsáveis pela construção e condução das jogadas da sua equipa. A sua área de ação abrange toda a zona intermédia entre a defesa e o ataque.
Pivot - é um jogador que, normalmente, se movimenta de costas para o adversário e tem algumas dificuldades na marcação. Tem características de boa finalização. Executa bons passes para os colegas que sobem embalados de trás. É possante e utiliza bem o corpo na proteção da bola.
ALGUMAS REGRAS:
* As equipas têm 5 jogadores em campo e 7 suplentes.
* As substituições são ilimitadas e podem efetuar-se quer esteja a bola em jogo ou não. Devem-se realizar pela zona de substituições de cada equipa.
* A bola está fora quando ultrapassa completamente a linha de baliza ou a linha lateral, quando toca no teto ou o jogo for interrompido pelo árbitro.
* Ao marcar um fora, o jogador adversário tem de dar uma distância de 5 metros.
* Os jogadores têm 4 segundos para repor a bola em jogo, à exceção do pontapé de saída, de grandes penalidades e pontapé livre direto sem barreira (faltas acumuladas).
* O GR ao defender a bola com as mãos podem repo-la em jogo com um pontapé, caso saia pela linha de baliza, coloca-a com as mãos.
* Assinala-se canto quando a bola, tocada em último lugar por um jogador da equipa defensora, ultrapassar completamente a linha de baliza, sem que tenha sido marcado um golo.
* A 2ª marca da grande penalidade é para marcar as faltas acumuladas da equipa.
* Não se pode marcar golo diretamente do pontapé da linha lateral e do lançamento de baliza.
Federação Portuguea de Futebol:
https://www.fpf.pt/