VOLEIBOL


ALGUMAS REGRAS DE VOLEIBOL

* Uma equipa pode ser composta por um máximo de 12 jogadores. 6 jogadores em jogo e 6 suplentes.

* Ganha um set a equipa que fizer primeiro 25 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos. Em caso de igualdade a 24-24, o jogo continua até haver uma diferença de 2 pontos (24-26, 27-25). O set decisivo (o 5º)  é jogado até aos 15 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos. Um jogo é ganho pela equipa que vença 3 sets.

* Quando uma equipa recebe o direito de servir, os seus jogadores efetuam uma rotação, deslocando-se uma posição no sentido dos ponteiros do relógio.

* São autorizadas, no máximo, 6 substituições por equipa e por set.

* Cada equipa tem direito a um máximo de 3 toques (mais o toque no bloco) para reenviar a bola.

* Um jogador não pode tocar duas vezes seguidas na bola (o toque no bloco não conta).

* A bola pode ser tocada com qualquer parte do corpo e deve ser batida, sem ser agarrada ou lançada.

* O toque na rede não é falta, exceto quando o jogador a toca durante a sua ação de jogar a bola ou interfere no jogo.

* É permitido tocar o campo do adversário com os pés ou mãos, desde que, pelo menos uma parte dos pés ou das mãos, estejam em contacto com a linha central. É interdito tocar o campo contrário com qualquer outra parte do corpo.


POSIÇÃO DOS JOGADORES EM CAMPO

* A posição dos jogadores tem a seguinte numeração: para os três jogadores junto à rede (avançados): posição 4 (jogador à esquerda); posição 3 (jogador ao centro) e posição 2 (jogador à direita. Para os três jogadores recuados (defesas): posição 5 (jogador à esquerda); posição 6 (jogador ao centro); posição 1 (jogador à direita).


ALGUNS GESTOS TÉCNICOS DO VOLEIBOL

* Passe de dedos:
Braços fletidos  com cotovelos virados para a frente. Pernas fletidas, pés afastados, colocando um ligeiramente à frente do outro. Mãos à frente da cabeça, sobre a testa, com os dedos bem afastados. Bola batida com a parte interna dos dedos. A companhar o batimento, estendendo as pernas e os braços.

* Manchete:
Braços estendidos à frente. Tocar na bola com os antebraços. Extensão simultânea das pernas.

* Remate:
Corrida preparatória de 2 a 3 passos. Salto na vertical, com elevação de braços para ajudar o impulso das pernas. Puxar o braço de trás para a frente. Bater na bola à frente do corpo. Na queda após o remate, descer amortecendo o impacto com flexão dos joelhos.

* Serviço por cima:
Com um braço estendido, enviar a bola para cima e para a frente. Com o braço oposto fletido atrás, bater na bola com a mão aberta, à frente e acima da cabeça.

* Bloco:
Elevar-se na vertical, junto à rede. Impulsão sobre os dois pés. Extensão de braços para cima. Mãos abertas com palmas viradas para a frente. Olhar atento na bola e no adversário. Amortecer a queda com flexão dos joelhos.

Federação Portuguesa de Voleibol:
https://www.fpvoleibol.pt/index.php